/governosp
São Paulo, 7 de novembro de 2008
O Memorial da América Latina oferece oficinas gratuitas como parte da programação trazida pela exposição “Par Avion – Exercícios de Epistolografia”, em cartaz até dia 27 de novembro, na Galeria Marta Traba. As oficinas são voltadas para alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio e serão ministradas pelos próprios artistas.
Ângela Barbour recebe os alunos nos dias 13 e 27 de novembro, para ensinar como fazer seu próprio ‘caderno postal’. Trata-se de um trabalho artístico construído com a participação do outro, onde cada envolvido intervém na obra do parceiro, ao mesmo tempo em que oferece seu próprio caderno para desenhos alheios.
No dia 17, das 14h às 17h, Luana Minari ensina como realizar processos de impressão, usando a técnica do carimbo e da xilogravura. A artista de 26 anos dedica-se principalmente ao desenho. Em seu trabalho exposto na Galeria, utilizou uma máquina de escrever para produzir uma “carta desenhada” – como ela mesma gosta de se referir à obra -, e na parede, reproduziu os traços datilografados usando um carimbo. O resultado é único, Luana consegue extrair, do trabalho repetitivo e restrito da máquina de escrever, arte plástica.
Adriana Affortunati é a responsável pela oficina ‘O que me crio – armazenadores de memória’, que acontece na tarde do dia 24 de novembro. Na ocasião, a artista pretende expor aos presentes as formas com que atribui aos seus objetos pessoais e de memória um valor artístico. Adriana trouxe para a exposição Par Avion sua coleção pessoal de correspondência e ganhou um cantinho todo especial para recriar sua intimidade. Por entre armários e gavetas construídos com caixas papelão e costurados com linha grossa, a artista convida o visitante para descobrir um pouco dela enquanto conhece mais sobre si mesmo.
Mas as atividades não acontecem somente no Memorial, o coordenador da monitoria, Sidney Silva, prepara uma nova brincadeira entre as escolas que visitam o Memorial. Nas próximas semanas serão escolhidos 45 alunos de 10 escolas para participarem de uma espécie de jogo postal: os monitores da Fundação irão enviar cartas com os detalhes e curiosidades do Memorial, vistos durante o passeio, para os estudantes, e eles, por sua vez, irão responder contando suas impressões. As correspondências também serão trocadas entre as escolas e depois serão expostas na Galeria.
Para participar é necessário inscrever-se pelo telefone: 3823-4704 ou por email: angelabarbour@memorial.sp.gov.br e alicequadrado@gmail.com.
As oficinas são gratuitas e o material será fornecido pela Fundação.
Por Gabriela Mainardi
Fotos: Fábio Pagan
Serviço:
Processos de Impressão com a artista Luana Munari
Dia 17/11/2208 das 14 às 17h – segunda-feira para um grupo de até 30 estudantes do ensino fundamental 2 ou ensino médio.
Inscrição gratuita e com material incluso.
O que me Crio, armazenadores de memória com a artista Adriana Affortunati
Dia 24/11/2008 das 14 às 17h – segunda-feira para um grupo de até 30 estudantes de qualquer faixa etária.
Inscrição gratuita e com material incluso.
Cadernos Postais com a artista Ângela Barbour
Dias 13 e 27 de novembro das 14 às 17h – 5.as feiras , duas turmas de até 30 alunos por grupo, estudantes do ensino fundamental 2 ou ensino médio.
Inscrição gratuita e com material incluso.
Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Tel. 3823-4600
Inscrições pelo telefone: 3823-4704 ou por email: angelabarbour@memorial.sp.gov.br e alicequadrado@gmail.com.