/governosp
Durante o mês de outubro, o projeto Cine Conexões do Memorial exibe, em formato digital, documentários raros sobre a América Latina do acervo da TV Cultura. Com apoio da Fundação Padre Anchieta, as sessões acontecem aos domingos no Espaço de Vídeo do Pavilhão da Criatividade. A entrada é franca.
Trata-se de uma ótima oportunidade para conferir filmes como o do boliviano Eduardo López, Inal Mama – O Sagrado e o Profano, que fez parte da 2ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul, e Querido Camilo, documentário de Daniel Ross Mix que relata a história de Camilo Mejía, primeiro soldado norte-americano a desertar da guerra do Iraque.
As sessões do dia 26 de outubro foram adiadas para o domingo, dia 9 de novembro, devido ao segundo turno das eleições municipais.
Programação:
Dia 12
15h – A vingança de Ramón Ramón,Chile, 53min. Dir: Ximena Salazar
Antonio Ramón Ramón, de origem andaluz, decide vingar a morte de seu irmão e de centenas de operários assassinados numa greve em 1907, no Chile, vítimas do fogo aberto do exército contra uma multidão de 20 mil trabalhadores. O foco de sua vingança é o general que deu a ordem de disparar.
16h – Família Aqua Yala-Terra da Água, Panamá, 52 min. Dir: Enrique Castro Rios
O debate no seio de uma família da elite panamenha provocado pelo referendo popular para a ampliação do Canal de Panamá é ilustrado por uma viagem poética ao longo de um rio, de uma região costeira e de um canal interoceânico. O que se entende por desenvolvimento está a serviço do ser humano ou é o ser humano que foi colocado a serviço das variáveis de uma certa noção de desenvolvimento?
Dia 19
15h – Ilha Sucata, Porto Rico, 52 min. Dir: Karen Rossi
Ilha Sucata explora como a dependência do automóvel afeta o estilo de vida do porto-riquenho atual.
16h – Inal Mama – O Sagrado e o Profano, Bolívia, 52min. Dir: Eduardo López
A saga da folha de coca, entre o sagrado e o profano. O documentário apresenta a prisão de San Pedro e a comunidade Guaraní de Tentayapi. Por meio desses eixos narrativos, discute as implicações culturais da folha de coca, como alimento, remédio, droga, vetor religioso e instrumento de exploração, injustiça e poder.
Dia 9 de novembro
15h – Querido Camilo, Costa Rica, 54 min. Dir: Daniel Ross Mix
Dois documentaristas reencontram, por meio de um noticiário na televisão, o amigo de adolescência Camilo Mejía, o primeiro soldado norte-americano a desertar da Guerra do Iraque. Mejía agora é um ativista anti-guerra de Miami, que reflete sobre o sentido da guerra.
16h – Hector García fotógrafo, México, 52 min. Dir: Carlos Montes de Oca
O célebre fotógrafo Héctor García, 83 anos, dedicou mais de 60 anos de sua vida retratando a vida cotidiana da cidade do México, focando na pobreza e na marginalidade. Meio século depois, o filme acompanha os fotógrafos Héctor y María García em uma homenagem/desafio: captar a Cidade do México a partir da “estética García”.
Serviço:
Cine Conexões
De 12 a 09 de novembro, às 15h e 16h
Memorial da América Latina – Espaço de Vídeo / Pavilhão da Criatividade
Entrada franca.