/governosp
Novo projeto de cinema digital do Memorial da América Latina, o Cine Conexões, programa filmes (no suporte DVD) para o telão do Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina. Durante o mês de setembro, haverá uma retrospectiva das obras de Cacá Diegues. (www.carlosdiegues.com.br)
Os filmes serão exibidos todas as sextas-feiras, às 19h, com entrada franca. No último domingo de cada mês, será exibido um filme falado em espanhol, argentino ou boliviano, para as respectivas comunidades em São Paulo. Neste mês, os escolhidos foram os documentários "Os argentinos" e "Os bolivianos", produzidos pela TAL – Televisão América Latina. Os filmes fazem parte da série "Os Latino-americanos", que se propõe a revelar a riqueza histórica e cultural da América.
Retrospectiva de Cacá Diegues:
5/09 – “Quilombo” (1984)
Sinopse: Num engenho de Pernambuco, por volta de 1650, um grupo de escravos se rebela e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde existe uma nação de ex-escravos fugidos que resiste ao cerco colonial, entre eles Ganga Zumba, um príncipe africano. Tempos, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contesta as idéias conciliatórias de Ganga Zumba e enfrenta o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.
12/09 – “Um Trem Para As Estrelas” (1986)
Sinopse: Eunice, namorada de Vinicius (Guilherme Fontes), jovem e promissor músico que vive no subúrbio do Rio de Janeiro, desaparece depois de uma noite de amor. Em sua busca da namorada, ele vive uma verdadeira odisséia urbana, atravessando a cidade, sua violencia, miséria e injustiças, sempre envolvido pela música.
19/09 – “Tieta” (1996)
Sinopse: Tieta retorna à sua terra natal, a pequena Santana do Agreste, após 25 anos de ausência. Sua volta causa certa apreensão na família, uma vez que Tieta saíra escorraçada pelo pai Zé Esteves, movido pelas intrigas de Perpétua, sua irmã mais velha. O filme foi gravado no povoado de Picado, no municipio do interior baiano Conceição do Jacuípe, onde moradores da região foram figurantes.
26/09 – “Bye Bye Brasil” (1979)
Sinopse: Salomé, Lorde Cigano e Andorinha são três artistas mambembes que cruzam o país com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o acordeonista Ciço e sua esposa, Dasdô, com os quais a Caravana cruza a Amazônia até chegar a Brasília
28/09 – Domingo especial, às 15 h
Serão exibidos dois documentários produzidos pela TAL – Televisão América Latina: “Os argentinos”, de Luis Esnal (2006, 54 min.), e “Os bolivianos”, de Verônica Córdova (2008, 52 min.)
Cine Conexões
Todas as sextas-feiras, às 19h
Ùltimo domingo do mês, às 15h
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Anexo dos Congressistas (portão 12) – 80 lugaresTel. (11) 3823-4600
Entrada franca (não é necessário retirar senhas)