/governosp
Em conjunto com a Editora Expressão Popular, Brazucah Produções e Livraria Cultura, o Memorial da América Latina realiza um ciclo de documentários e palestras sobre a história e atualidade de pensamento revolucionário de Che Guevara, que se transformou num ícone do socialismo na América Latina e no mundo. A progamação vai de 23 de outubro até 2 de novembro e ocupa espaços do Memorial e da Livraria Cultura Market Place. A entrada é franca.
Especialistas, nacionais e internacionais, companheiros de luta, cineastas e outros, discutem sua figura, atuação e pensamento diante dos desafios atuais e como os propósitos que nutriam seu ímpeto revolucionário seguem imprescindíveis ainda hoje: Solidariedade, Justiça Social, Liberdade, Soberania Política e Reforma Agrária.
Programação:
23, quinta-feira, 19h
CHE GUERRILHEIRO
Exibição do filme “Un relato sobre el jefe de la columna 4”, Sergio Girall, 37 min. Conversa com Eusebio Tapia Aruni, ex-guerrilheiro que esteve lutou ao lado de Che na Bolívia. Livraria Cultura Market Place
24, sexta-feira, 19h
ERNESTO GUEVARA DE LA SERNA
Exibição do documentário “Personal CHE”, de Douglas Duarte e Adriana Marino, 87 min, e “Quien és Che Guevara?”, de Maureen Bisilliat, 10 min.
Bate papo com Maureen Bisilliat, que dirige o Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina, e Maria del Carmen Ariet, que dirige Centro de Memória Sobre Che de Havana, Cuba. Livraria Cultura Market Place.
25, sábado, 19h
CHE HISTÓRIA VIVA
Projeção do filme “Che onde nunca o imaginam”, de Pedro Suarez, 55 mim. Palestra com Maria del Carmen Ariet, diretora do Centro de Memória sobre Che de Havana, Cuba e Eusébio Tapia Aruni, ex-guerrilheiro que lutou ao lado de Che na Bolívia. Memorial da América Latina – Auditório da Biblioteca Latino-americana Victor Civita.
26, domingo, 17h
CHE HOJE E A REFORMA AGRÁRIA
Projeção dos filmes “Constructor cada dia, compañero”, de Pedro Chaskel, 23min, e “Nas terras do Bem Virá”, de Alexandre Rampazzo, 110 min.
Bate-papo com o diretor Alexandre Rampazzo e Marijane Lisboa, professora da PUC e membro da AAO. Memorial da América Latina – Auditório da Biblioteca Latino-americana Victor Civita.
1º de novembro, sábado, 15h
QUANDO PENSO EM CHE
Projeção dos filmes “Che, hoy y siempre”, de Pedro Chaskel, 10 min, e "Cuando Pienso en el Che”, de Gianni Mina, 47 min. Memorial da América Latina – Espaço de Vídeo/Pavilhão da Criatividade.
2 de novembro, domingo, 15h
EM TORNO DE CHE
Exibição das entrevistas com Orlando Borrego, Fernando Martinez Heredia e Aleida Guevara (sem legenda) realizadas por Maureen Bisilliat, que falam sobre a figura humana e mítica de Ernesto Che Guevara. Memorial da América Latina – Espaço de Vídeo/Pavilhão da Criatividade.
Sobre os documentários:
CHE GUEVARA, ONDE NUNCA O IMAGINAM, Manuel Perez, 2004. 55 min.
Através de imagens e fotos de arquivo, o diretor cubano pinta um retrato pessoal de Che, desde sua infância na Argentina até a viagem de motocicleta que realizou pela América Latina e mudo sua vida para sempre.
CHE, HOY Y SIEMPRE, de Pedro Chaskel, Cuba, 1983,10 min. Documentário. (Espanhol sem legendas)
Apresenta imagens do comandante Ernesto Che Guevara em várias situações, acompanhadas de seu discurso pronunciado em 20 de outubro de 1962, por ocasião do segundo aniversário da Unión de Jóvenes Comunistas de Cuba (UJC).
CONSTRUCTOR CADA DÍA COMPAÑERO, Pedro Chaskel. Cuba. 1982. 23 min. Documentário. (Espanhol sem legendas)
Depoimentos de trabalhadores que conviveram com o comandante Ernesto Che Guevara. Imagens do Che e de alguns de seus discursos.
CUANDO PIENSO EN EL CHE, de Gianni Mina, 1987, 47 min. Documentário. (Legendas em português).
Entrevista com Fidel Castro realizada por Gianni Minà, documentarista italiano, em 28 de junho de 1987. Resultado de 16 horas de gravação contínua, os 47 minutos editados desta conversa revelam, de forma memorável e única, a relação complexa e amistosa entre Fidel e Che Guevara.
PERSONAL CHE. Douglas Duarte e Adriana Marino, EUA, 2007, 86 min. Documentário.
Depoimentos de diversas pessoas ao redor do mundo que reinterpretam a lenda de Che Guevara, provando que o símbolo histórico do revolucionário argentino sobrevive até hoje.
QUIEN ÉS CHE GUEVARA?, de Maureen Bisilliat, Cuba, 1997, 10 min.
Maureen Bisilliat, durante sua visita a Cuba em julho de 1997, pergunta a passantes domingueiros nas ruas de La Habana quem é Che Guevara. As respostas são indicativas da imagem duradoura de Ernesto Che Guevara.
NAS TERRAS DO BEM VIRÁ. Alexandre Rampazzo, Brasil, 2007, 110 min.
Em busca da terra prometida, milhares de "severinos" deixam suas casas e seguem rumo à Amazônia. A única coisa que carregam: a esperança. O documentário retrata vários casos de conflitos envolvendo esses "severinos", que caíram no trabalho escravo, que perderam suas terras, que foram assassinados e viram assassinar seus líderes. Casos de um povo que cansou de migrar em busca da sobrevivência e decide lutar para conseguir um pedaço de terra, deixar de ser escravo e manter viva a última grande floresta tropical do planeta.
UN RELATO SOBRE EL JEFE DE LA COLUMNA CUATRO, Sergio Giral. Cuba. 1972. 37 min. Documentário. (Espanhol sem legendas)
Relatos sobre a atuação de Che Guevara como comandante da coluna quatro do exército revolucionário, em Sierra Maestra.
ENTREVISTAS com Orlando Borrego, Fernando Martinez Herédia e Aleida Guevara March gravadas por Maureen Bisilliat. Em espanhol sem legendas.
Orlando Borrego, jovem estudante de contabilidade, conheceu Che Guevara em Santa Clara durante os primeiros tempos da Revolução Cubana, tornando-se seu amigo e um de seus próximos colaboradores. Foi nomeado Ministro do Açúcar por Che Guevara, então Ministro da Indústria de Cuba.
Entrevistado por Maureen Bisilliat, em Havana, no mês de julho de 1997, Borrego relata momentos de sua convivência com Ernesto Che Guevara. Duração 45 minutos.
Fernando Martinez Herédia, ensaísta, graduado em direito pela Universidad de la Habana, professor de filosofia e diretor do Departamento de Filosofia dessa mesma universidade, dirigiu – entre 1967 e 1971 – a revista cubana Pensamiento Crítico.
A entrevista, gravada em Havana, em de julho de 1997, reflete acerca da personalidade marcante de Che Guevara e sua esperança no nascimento de um homem novo, um homem que pertence ao futuro: “o homem do século XXI que faremos, nós mesmos”, segundo as palavras do Che. Duração 45 minutos.
Aleida Guevara March, filha de Che Guevara.
Entrevistada por Maureen Bisilliat, durante visita ao Memorial da América Latina, dia 25 de maio de 2001. Conversa espontânea e intimista sobre Che pai, relembrado pela sua filha. Duração 12 minutos.
Serviço:
Che história viva
De 23 de outubro a 2 de novembro
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Livraria Cultura Market Place
Av. Chucri Zaidan, 902 – Morumbi