/governosp
Em comemoração ao Dia Nacional da Argentina (25 de maio), o Memorial da América Latina reúne três dos cantores e compositores mais importantes e representativos do país para um show. No dia 21, às 21h, o auditório Simón Bolívar recebe León Gieco, Teresa Parodi e Victor Heredia em apresentação única, com entrada franca.
O show terá a participação especial do brasileiro Sérgio Reis, que conhece bem seus colegas argentinos e cantará, com eles, algumas de suas canções mais conhecidas.
Leon Gieco e Victor Heredia já fizeram várias parcerias, mas é a primeira que os dois dividem o palco com Teresa Parodi. E é a primeira vez que Victor Heredia canta no Brasil. Quem ganha é o público, que pode ver, no mesmo show, três ícones da música argentina.
Além disso, entre os dias 19 a 21 de maio, serão exibidos filmes da nova safra cinematográfica do país vizinho. As exibições acontecerão sempre no Espaço Multimídia do Pavilhão da Criatividade, com entrada franca. Confira aqui a programação.
A mostra possibilita ao público um maior contato com o cinema argentino que, apesar de cada vez mais reconhecido internacionalmente, é ainda pouco prestigiado no Brasil. Filmes como “Nove rainhas” de Fabián Bielinsky, e “Iluminados pelo fogo” de Tristán Bauer, são bons exemplos dessa nova produção argentina.
Sobre os cantores:
León Gieco é cantor e compositor, já gravou mais de 40 discos. Um de seus maiores sucessos, “Solo le pido a Dios”, foi traduzida e regravada por inúmeros artistas como Bono Vox, Mercedes Sosa e Joan Manuel Serrat. O artista destaca-se também pelo seu profundo envolvimento com as questões políticas e sociais de seu país. Trabalha com as Mães e Avós da praça de Maio, entre outros grupos.
O portenho Víctor Heredia, por sua vez, gravou e dividiu palco com grandes figuras como Milton Nascimento, Pablo Milanés, Alberto Cortez, Facundo Cabral, Vicente Feliú, Andrés Cepeda, Silvio Rodríguez e Joan Manuel Serrat. Sua música é marcada pela luta por igualdade social e pelos direitos humanos. Victor comemora 40 anos de carreira em 2008.
Teresa Parodi ao longo de sua carreira ganhou diversos prêmios como intérprete e compositora, uma prova de seu grande talento artístico. Gravou mais de 20 discos e foi responsável por musicalizar poemas de autores como Jorge Calvetti, Manuel J. Castilla, Jorge Luis Borges, Leopoldo Marechal e Francisco Madariaga. Também cantou com grandes nomes como Pabro Milanês, Mercedes Sosa, Antonio Tarragó Ros e Renato Teixeira.
Show com León Gieco, Victor Heredia e Teresa Podi
Data: 21 de maio
Horário: 21h
Entrada franca (retirada de ingresso a partir das 14h do dia 21) – Portão 12
Mosta de Filmes Argentinos
De 19 a 21 de maio
Memorial da América Latina/Pavilhão da Criatividade
Entrada franca
Memorial da América Latina/ Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Tel. (11) 3823-4600