/governosp
No marco dos 40 anos da queda em combate de Ernesto Che Guevara, chega a São Paulo pela primeira vez a exposição de cartazes produzidos pela Organização de Solidariedade aos Povos da Ásia, África e América Latina – Ospaaal. A mostra inaugurada em 29 de novembro coloca à disposição dos visitantes 40 cartazes sobre Che Guevara em diversos momentos de sua vida, além de outros 30, retratando lutas pela libertação nacional nos três continentes.
Itinerante, a exposição foi montada pela primeira vez no Memorial José Martí, em Havana, no dia 5 de outubro passado. Fica em São Paulo até 9 de dezembro. E vai para o Rio de Janeiro (Casa Brasil) e Fortaleza (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura), entre outras cidades. No Memorial, a abertura da mostra serviu também para lançar a versão em português da Revista Tricontinental, publicada pela Ospaaal e a Cooperativa Inverta. A publicação existe desde 1967.
A Organização de Solidariedade aos Povos da Ásia, África e América Latina, Ospaaal, surgiu em 1966 em Cuba, após a Conferência Tricontinental convocada por Ernesto Che Guevara e por Mehdi Ben-Barka. Encontro de diversas lideranças de organizações que lutavam na década de 60 pela libertação nacional ou para derrubar ditaduras militares em seus países, a Conferência Tricontinental contou com a presença de Agostinho Neto, Salvador Allende, Carlos Mariguella, entre tantos outros.
Ainda sobre Che Guevara, o Pavilhão da Criatividade exibe textos e ensinamentos do revolucionário argentino, bem como fotos da sua vida, da infância à morte na selva boliviana. Essa exposição, chamada Idéias de um Soldado de América, fica em cartaz até 6 de janeiro.
Che Guevara
Ontem, Hoje e Sempre
Biblioteca Latino-americana Victor Civita.
Segunda a sexta-feira, das 9 às 18h. Sábados, das 9 às 15h. Até 9 de dezembro.
Idéias de Um Soldado de América
Pavilhão da Criatividade – Sala de Vídeo/Espaço Multimídia
Terça a domingo, das 9 às 18h
ENTRADA FRANCA