/governosp
Como já se tornou tradicional, o Memorial da América Latina recebe a “Cerimônia da Paz: Por uma Década de Cultura de Paz”, organizado pelo XI Revelando São Paulo, na Semana da Pátria. Festival folclórico que todo ano reúne milhares de pessoas no Parque da Água Branca (de 8 a 16 de setembro), o Revelando inclui música sertaneja, gastronomia interiorana, rituais religiosos, feira de artesanato, exposição de animais, entre outras manifestações tipicamente paulistas.
A arquitetura moderna de Oscar Niemeyer acolhe fenômenos arcaicos de São Paulo. A Cerimônia da Paz começa às 9 da manhã, com o cortejo de entrada no conjunto arquitetônico de grupos rituais, tropas de mulas e tropeiros, bandas marciais, carros de bois e carreiros. As bandas e os grupos rituais apresentam-se na Praça Cívica do Memorial, em torno da mão. Há ainda a substituição da Bandeira Branca, que se encontra hasteada em frente ao Salão de Atos, simbolizando a renovação do compromisso pela paz no dia-a-dia do Memorial e do Estado de São Paulo.
Às 11h há a chegada solene de N. Sra. Aparecida de helicóptero para encontro com a imagem de Frei Galvão. Em seguida, acontece o embarque da imagem no caminhão do Corpo de Bombeiros que sai, em cortejo, acompanhada das bandas marciais e dos grupos folclóricos e religiosos.
No dia 15, sábado, o Revelando São Paulo volta novamente ao Memorial. Aqui acontece o XV Festival de Bonecos de Rua e Cabeções, a partir das 9 da manhã. Tradicionais em muitas cidades, os bonecões também se dirigem ao Parque da Água Branca. Entre o dia 8 e 16 de setembro, o Parque da Água Branca estará tomado por delegações de pequenos municípios paulistas, que conservam tradições originais da nossa terra. Espera-se que mais de 1,5 milhão de pessoas passem por lá. Saiba tudo o que vai acontecer no Revelando São Paulo no site http://www.brazilsite.com.br/abacai/eventos/revelando.htm