/governosp
Dando prosseguimento a série “Raízes Brasileiras”, apresentada pelo Pau Brasil no Memorial da América Latina traz como convidados a compositora, instrumentista e cantora carioca Joyce e o compositor, arranjador e interprete Dori Caymmi, no dia 18 de maio, às 21h.
O Pau Brasil, Joyce e Dori Caymmi apresentarão um concerto trazendo como motivo principal dois dos mais importantes compositores brasileiros de todos os tempos: Ary Barroso e Dorival Caymmi.
Mineiro de Ubá, Ary Barroso é um compositor que dispensa comentários. Sua imensa obra revela uma pluralidade impar de ritmos e de gêneros, sendo um dos principais responsáveis pela aceitação da música brasileira no exterior através do quase hino Aquarela do Brasil, canção apresentada ao mercado internacional através do desenho animado da Disney.
A Bahia não seria a Bahia sem Dorival Caymmi. Inventor de uma música a um só tempo regional e universal o genial baiano, trouxe para a música brasileira um conteúdo lírico /musical desconhecido até então no Brasil.A chegada de Dorival ao efervescente Rio de Janeiro da década de 30, afirmou o mesmo como um dos mais originais compositores brasileiros de todos os tempos.Aos 93 anos, Caymmi é o mais ilustre compositor brasileiro vivo e sua obra atravessou todo o século vinte e tem destino certo na memória cultural brasileira para sempre. A presença da compositora carioca Joyce atesta a legitimidade da obra dos homenageados. Dona de uma brilhante carreira musical internacional, Joyce é uma musicista que se desta capela ampla visão da música brasileira e é a mais respeitada interprete e compositora brasileira no mercado internacional.
Se destacando em apresentações e gravações na Europa, Estados Unidos e Japão, Joyce além de recriar com grande originalidade músicas de outros compositores, é também dona de um enorme talento composicional. A apresentação junto ao Pau Brasil, também trará algumas composições da mesma.
Dori Caymmi é sem dúvida o grande arranjador brasileiro da atualidade. Residindo em Los Angeles há mais de quinze anos, tem se destacado pela personalidade de suas harmonias e pela imensa inventividade musical. A parceria de Joyce e Dori vem acontecendo naturalmente.Tendo gravado em 2005 o cd Rio-Bahia, para o mercado brasileiro e internacional, a dupla vem se apresentando regularmente em tours internacionais.
Recém chegados de uma muito bem sucedida tour aos Estados Unidos, Joyce e Dori ainda trazem ao Memorial a luxuosa companhia do histórico baterista brasileiro Tutty Moreno. O programa ainda traz ainda a canção de Dori com letra de Chico Buarque “Fora de Hora”, e a releitura de outros consagrados autores brasileiros como Tom Jobim e Baden Powell.
PROGRAMA (sujeito a alterações)
Na baixa do sapateiro (Ary Barroso)
No rancho fundo (Ary Barroso/Lamartine Babo)
Acontece que eu sou baiano (Dorival Caymmi)
Lá vem a baiana (Dorival Caymmi)
Saudades da Bahia (Dorival Caymmi)
Na batucada da vida (Ary Barroso)
Faceira (Ary Barroso)
Você já foi à Bahia? (Dorival Caymmi)
Aquarela do Brasil (Ary Barroso)
Rio-Bahia (Joyce)
Essa mulher (Joyce / Ana Terra)
Fora de hora (Dorival Caymmi / Chico Buarque)
Desafinado (Tom Jobim / Newton Mendonça)
Samba da benção (Baden Powell/Vinicius de Moraes)
Pau Brasil
Nelson Ayres – piano
Rodolfo Stroeter – baixo
Ricardo Mosca – bateria
PauloBelinatti – violão
TecoCardoso – sax e flauta
Convidados especiais
Joyce – voz e violão
DoriCaymmi – voz e violão
Tutty – bateria
Serviço:
Série Raízes Culturais: Pau Brasil, Dori Caymmi e Joyce
Local: Auditório Simón Bolívar
Data: 18.05, sexta-feira, às 21h
Ingressos R$ 10,00 (bilheteria: dia 17 das 14 às 19h e dia 18 a partir das 14h).