DICAS
Para assistir
Preparamos uma seleção de títulos essenciais da nossa cinematografia
O pagador de promessas (1962)
Dirigido por Anselmo Duarte, o filme marcou a história ao se tornar o único longa-metragem brasileiro vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. Inspirado na peça homônima de Dias Gomes, o drama acompanha Zé do Burro, um homem humilde que tenta cumprir uma promessa feita a Santa Bárbara, enfrentando a burocracia e o preconceito ao tentar entrar com uma cruz na igreja de Salvador.
Cidade de Deus (2002)
Com direção de Fernando Meirelles e codireção de Kátia Lund, o filme se consolidou como um dos maiores sucessos internacionais do cinema brasileiro e, recentemente, foi eleito o 15º melhor filme do século pelo jornal The New York Times. Baseado no romance de Paulo Lins, retrata a trajetória de jovens na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, desde os anos 1960 até o início dos anos 1980.
Ainda estou aqui (2023)
Sob direção de Walter Salles, o longa conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. A obra é uma adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva, que resgata a história real de sua família após o desaparecimento de seu pai, o deputado Rubens Paiva. No centro da narrativa está Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, indicada ao Oscar de Melhor Atriz. É por meio de sua trajetória que o filme transporta o público ao Rio de Janeiro dos anos 1970 em um retrato íntimo e contundente dos anos vividos naquela época.
O agente secreto (2025)
Novo filme de Kleber Mendonça Filho, o suspense, que levou Melhor Direção e Melhor Ator em Cannes, explora as camadas sociais e urbanas do Brasil dos anos 1970. Na trama, Marcelo (Wagner Moura), um professor de tecnologia, tenta deixar para trás um passado violento e enigmático ao se mudar de São Paulo para Recife, em busca de recomeço. Mas ao chegar na capital pernambucana em pleno Carnaval, ele se vê cercado por um ambiente caótico e opressor. Perseguido por vizinhos misteriosos e assombrado pelo sentimento de vigilância constante, Marcelo percebe que o refúgio que buscava pode ser ainda mais ameaçador do que o passado que tentou esquecer.