O Memorial da América Latina recebe, de 28 de junho a 6 de agosto de 2025, a exposição ORIXÁS, do artista brasiliense Josafá Neves, com entrada gratuita e curadoria de Bené Fonteles. A mostra convida o público a uma imersão nas raízes afro-brasileiras, revelando, por meio da arte, a profundidade das tradições, da espiritualidade e dos conhecimentos ancestrais que atravessaram o Atlântico com a diáspora africana.
Reconhecido internacionalmente por seu trabalho em prol das estéticas afro-diaspóricas, Josafá Neves traz para São Paulo uma série de pinturas a óleo, esculturas e instalações que celebram as divindades cultuadas no Brasil: Exú, Oxum, Obá, Oxóssi, Ogum, Oxaguian, Iansã, Iemanjá, Logun Edé, Nanã, Omolu, Ossain, Oxalá, Oxumarê e Xangô.
Um dos destaques da exposição são as “Cabeças de Orixás”, esculturas em cerâmica pintadas com as cores e símbolos sagrados de cada entidade. Em diálogo com essas peças, a escritora e atriz Cristiane Sobral criou poemas inspirados nos orixás da Umbanda e do Candomblé, potencializando a conexão entre palavra e imagem.
A mostra também apresenta grandes esculturas em madeira, como a impressionante figura de Xangô, orixá da justiça, com 2,5 metros de altura e cerca de 450 quilos, e a representação de Oxóssi, senhor das florestas, montado sobre uma criatura mítica. A instalação “Reverência a Oxalá” ocupa o espaço com 700 esculturas em gesso pedra, pintadas manualmente, formando um ambiente de contemplação e coletividade em homenagem ao orixá da criação e da paz.
A visitação segue de terça a domingo, das 10h às 17h, no Espaço Multiuso do Memorial. A classificação é livre.
SERVIÇO
ORIXÁS, de Josafá Neves (@negozafa )
Abertura: 28 de junho, das 11h às 16h
Visitação: de 28 de junho a 6 de agosto de 2025
Local: Memorial da América Latina | Espaço Multiuso
Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo/SP
Horário: terça a domingo, das 10h às 17h
Classificação: Livre
Entrada gratuita