/governosp
Após 13 anos de estrada com várias temporadas e apresentações em outros estados e países, Elizabeth Tudo Pode será apresentado no palco virtual. Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Memorial da América Latina disponibilizará a obra em seu canal do YouTube no mês de março, para ser assistida em família, no conforto do lar.
Elizabeth tudo pode é um espetáculo que transforma a História em historinha. O cenário, todo feito em papelão, recria uma biblioteca onde livros falam, personagens escapam de suas fábulas para conversar e ajudar Alexandria a contar a vida e os feitos de uma princesa tão real que virou rainha: Elizabeth I. Alexandria é a bibliotecária, então, o que se encontra em cena é a Biblioteca de Alexandria – numa referência à maior do mundo antigo. Nela, vivem também o cão bombeiro Firefox e D. Cesárea, a milenar traça gourmet que só devora bons livros.
Com montagem original da Cia. Yinspiração Poéticas Contemporâneas, tem o texto assinado pela atriz Juliana Zancanaro – que faz a protagonista – e pela diretora Luciana Martuchelli, que também elaborou o cenário, feito pelo artesão Virgílio Mota e por Alexandre Adas. Já ator e cantor Filipe Lima dá vida a 37 personagens, num fantástico trabalho de composição vocal. Para a manipulação dos bonecos e de toda a engenhoca, ele tem ajuda fundamental dos contrarregras também atores Joelma Pereira, Reges Aragão e Tauã Franco.
Nesta gravação, feita pela Granmídia na última temporada em outubro passado, o ator William Ferreira foi o convidado para viver William Shakespeare, o grande escritor da Era Elisabetana. Completam a equipe, Luiz Alberto Pires que criou a trilha sonora que é um verdadeiro personagem à parte; e Aroldo Lopes que monta e opera a luz criada por Marcelo Augusto. Figurino, maquiagem e dois importantes bonecos são assinados por Marcus Barozzi; restante dos bonecos e customização do cenário, o saudoso Guto Viscardi e Marley Oliveira.
“É uma peça realmente para crianças de todas as idades, cor, música e dinâmica, informação e imaginação encantam avós, pais e filhos”, diz a diretora Luciana Martuchelli. “Às vezes, vemos adultos sem crianças ou pais voltando sem os filhos para rever detalhes”, completa.
A peça estreou em 2011, foi finalista do Prêmio SESC do Teatro Candango e fez diversas temporadas em Brasília e em outros estados, além de passar por países como Argentina e Colômbia. Aproveitando a versão hispânica do texto, preparada para o espetáculo no exterior, o livro Elizabeth Tudo Pode foi publicado pela editora C de Coisas (2017) já na versão bilíngue (português e espanhol). Ele está a venda em livrarias ou pode ser pedido no instagram @alexandria_contaecria.
“É uma alegria inspirar crianças e adultos ao mostrar que a História é feita de pessoas reais e que devemos ser protagonistas de nossa história.”, afirma Juliana Zancanaro. “Alegria também estar em cena mais uma vez, rompendo barreiras físicas com o palco virtual. Será uma oportunidade para quem conhece as contações no instagram conhecerem a peça e pra quem quer rever e pegar todas as referências histórias.”
Durante o isolamento da pandemia, Juliana criou o perfil @alexandria_contaecria (Inst e Yt) em que a protagonista da peça Elizabeth Tudo Pode narra a trajetória de grandes mulheres da História do Brasil em vídeos curtos e lúdicos. O canal é gratuito e conta, atualmente, com 80 vídeos publicados. Hoje a página possui quase 6000 seguidores e continua em atividade. “Percebi como missão contar sobre pioneiras nas artes, ciências, esportes, política… Diminuir um pouco o apagamento dos feitos femininos.”, diz Juliana. Assista os vídeos acessando o link: https://www.instagram.com/alexandria_contaecria/channel/.
O livro da peça
De tanto conquistar o coração dos pequenos, a peça Elizabeth Tudo Pode foi adaptada para um livro infantil, repleto de ilustrações feitas por Dama de Copas. A obra é bilíngue, com texto em português e espanhol, com tradução de Luciana Fins. O livro foi editado pela C de Coisas, de Adriana Nunes e Adriano Siri.
“Um sonho antigo realizado: crianças podem levar para casa e rever quando quiserem. A ideia do livro é a mesma da peça: aproveitar a figura forte de Elizabeth I para contar às crianças que adoram princesas como que a História é feita de pessoas reais e que elas também podem fazer História”, explica Juliana Zancanaro.
O livro Elizabeth Tudo Pode pode ser comprado em algumas livrarias da cidade ou via direct no Instagram.
Link para o filme: https://www.youtube.com/watch?v=s1ldngZCBoM&t=5s