/governosp
O artista circense, produtor cultural e ator Alexandre Roit apresenta o espetáculo “Pelada na Rua”, concebido por ele e de carreira vitoriosa até mesmo internacionalmente. De forma criativa e engraça, ele reinventa a tradicional pelada de rua, essa improvisada partida de futebol na qual todos os participantes são iguais e têm o mesmo objetivo: a diversão. A apresentação será no sábado, 14, às 15h, na Praça do Memorial, durante a Feira de Cultura Popular da América Latina, que acontece ali em todos os fins de semana.
Roit “convoca” os personagens de sua partida, como o artilheiro fominha, o goleiro frangueiro, meio-campista estiloso, o bandeirinha ladrão e até as traves do gol. O conflito entre estabelecer o jogo e demonstrar as técnicas de circo, como malabares, laço, chicote, rola-rola e acrobacia, é o tempero que cria um ritmo divertido e incomum, onde o público tem participação irrevogável no resultado final.
No que se refere ao tema, a irreverência começa no título do espetáculo: Pelada na Rua. Esse simples e divertido trocadilho convida o publico a se aproximar sem cerimônias, e a se tornar o verdadeiro protagonista dessa brincadeira coletiva em que o assunto é especialidade de todos: futebol! Mas não o “futebol-arte”, dos estádios e dos grandes clubes, mas antes o futebol de várzea, as tradicionais “peladas”.
O espetáculo tem sido sucesso em todos os lugares por onde passou, desde a sua criação em 2004. Foi concebido para integrar uma temporada europeia de uma equipe de artistas junto ao palhaço norte-americano Jango Edwards, convocada a participar do Fórum Mundial de Cultural – Barcelona 2004. A peça apresentou-se na Espanha, Itália e França.
De volta ao Brasil, participou de Festivais em Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Paraíba e outros Estados. Também fez diversas apresentações em países da América Latina como México, Colômbia e Venezuela, além de ter participado da Rede Cultural do Mercosul, apresentando-se em 07 cidades argentinas, em 2005. Mais recentemente, em maio de 2012, recebeu dois prêmios em Cuba, no I Festival Latinoamericano del Monólogo Teatro Tomás Terry: o de Melhor Atuação Masculina e o de Melhor Espetáculo – Juri Popular.
Serviço
Pelada na Rua
Concepção e atuação: Alexandre Roit
Adereço do Futebol: Inês Sacai.
Confecção do Laço: Mateus Bonassa
Fotos: Luiz Doro
Data: 14, às 15h
Praça do Memorial
Duração: 40 minutos.
Classificação: Livre