/governosp
A Fundação Memorial da América Latina recebe o II Salão Nacional do Jornalista Escritor, nos dias 6, 7 e 8 de setembro, no Auditório Simón Bolívar, evento realizado pela União Brasileira de Escritores (UBE). A curadoria é do jornalista e escritor Audálio Dantas, virtual ganhador do Prêmio Intelectual do Ano de 2013, o Juca Pato. Nomes expressivos do jornalismo e da literatura do país, como Alberto Dines, Heródoto Barbeiro, José Nêumanne Pinto, Fernando Morais, Miriam Leitão, Eliane Brum, Ricardo Kotscho, Ivan Angelo e Fernando Coelho debatem o tema “Livro-reportagem” e convidam o público para participar e interagir, especialmente os estudantes de jornalismo. A entrada é franca.
Participam da abertura – nesta sexta, às 12h30, no Auditório Simón Bolívar – o Secretário Estadual de Energia, José Anibal, representando o governador Geraldo Alckmim, o Prefeito Fernando Haddad e o Presidente da Câmara Municipal de São Paulo José Américo Dias, entre outras autoridades, intelectuais, jornalistas e escritores. A solenidade incluirá uma homenagem à família de Graciliano Ramos, ali representada pelo jornalista e escritor Ricardo Ramos Filho, neto do autor, pelos 80 anos de lançamento do romance Caetés, que o revelou para o Brasil. Também será aberta a exposição fotográfica O percurso histórico da UBE – União Brasileira de Escritores.
Graciliano Ramos trabalhou em jornal desde menino. Em 1904, aos 12 anos de idade, era diretor e redator principal do jornal dos alunos do Internato Alagoano de Viçosa. Depois de colaborar com jornais da capital do Estado, Maceió, embarcou para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como revisor do Correio da Manhã, do qual seria mais tarde um dos principais redatores, ao mesmo tempo em que se destacava como um dos mais importantes escritores brasileiros.
Após a abertura, às 14h, acontecerá a primeira mesa de debates com as presenças de Juca Kfouri e Heródoto Barbeiro, que serão entrevistados por Sérgio Gomes, diretor da Oboré Editorial. A programação do dia inclui ainda às 16h30 as presenças de Eliane Brum e José Nêumanne Pinto (entrevistados por Fernando Mitre); e Antonio Torrese Miriam Leitão (entrevistados pelo presidente do Memorial da América Latina, cineasta João Batista de Andrade).
No dia 7, as sessões começam às 11 horas, com Cassiano Elek Machado (Folha de S.Paulo) e Hélio Campos Mello(Revista Brasileiros), que vão debater, com moderação de Quartim de Moraes, o tema A reportagem hoje, prosseguindo a tarde com mais três encontros: 14h – Fernando Morais e Ricardo Ramos Filho, entrevistados porRegina Echeverria; 16h30 – Alberto Dines e Lira Neto, moderados por Florestan Fernandes Junior; e 19 horas –Mino Carta e Ricardo Kotscho, tendo na coordenação Carlos Chaparro.
No dia 8, a primeira mesa, às 11 horas, vai debater o tema O livro na estante, com os editores Luiz Fernando Emediato (Geração Editorial) e Carlos Andreazza (Editora Record), entrevistados por Claudiney Ferreira (âncora do programa Conexões Itaú Cultural). As sessões da tarde reunirão: 14 horas – Domingos Meirelles e Carlos Moraes, sob a coordenação de Nildo Carlos Oliveira (editor da revista O Empreiteiro); 16h30 – Moacir Assunção e Ricardo Viveiros, tendo como âncora o presidente do Instituto Memória Brasil Assis Ângelo; 19 horas – Caco Barcellos e Ivan Marsiglia, sob a batuta do poeta Fernando Coelho.
O evento terá ainda 25 Sessões de Autógrafos, que além dos nomes acima levarão ao Salão outros 40 jornalistas escritores, como Frederico Vasconcellos (Folha de S.Paulo), José Maria Mayrink (Estadão), Rodolfo Lucena (Folha de S.Paulo) e Márcia Carmo (correspondente daBBC em Buenos Aires, que virá especialmente ao Brasil para o encontro).
Idealizado por Audálio Dantas e realizado em sua primeira edição no Memorial com grande sucesso em 2007, então
sob a chancela da ABI – Associação Brasileira de Imprensa/SP, o Salão Nacional do Jornalista Escritor é agora retomado pela UBE e vai homenagear o jornalista-escritor Graciliano Ramos pelos 80 anos de lançamento de seu primeiro romance, “Caetés”, e pelos 120 anos de seu nascimento, completados em 2012. Os presentes aos debates no Auditório Simón Bolívar terão direito ao Certificado de Participação.
Programação
6 de setembro de 2013
o Inauguração do II Salão Nacional do Jornalista Escritor
o Abertura oficial da exposição A história da UBE
o Homenagem a Graciliano Ramos
o Entrevistados: Juca Kfouri e Heródoto Barbeiro
o Entrevistador: Sérgio Gomes
o Entrevistados: Eliane Brum e José Nêumanne Pinto
o Entrevistador: Fernando Mitre
o Entrevistados: Antônio Torres e Miriam Leitão
o Entrevistador: João Batista de Andrade
7 de setembro de 2013
o Entrevistados: Cassiano Elek Machado (Folha de S.Paulo) e Hélio Campos Mello (Revista Brasileiros)
o Entrevistador: Quartim de Moraes
o Entrevistados: Fernando Morais e Ricardo Ramos Filho
o Entrevistadora: Regina Echeverria
o Entrevistados: Alberto Dines e Lira Neto
o Entrevistador: Florestan Fernandes Júnior
o Entrevistados: Mino Carta e Ricardo Kotscho
o Entrevistador: Carlos Chaparro
8 de setembro de 2013
o Entrevistados: Luiz Fernando Emediato (Geração Editorial) e Carlos Andreazza (Editora Record)
o Entrevistador: Claudiney Ferreira
o Entrevistados: Domingos Meirelles e Carlos Moraes
o Entrevistador: Nildo Carlos Oliveira
o Entrevistados: Moacir Assunção e Ricardo Viveiros
o Entrevistador: Assis Ângelo
o Entrevistados: Caco Barcellos e Ivan Marsiglia
o Entrevistador: Fernando Coelho
Serviço:
II Salão Nacional do Jornalista Escritor
6, 7 e 8 de setembro de 2013
Auditório Simon Bolivar, Memorial da América Latina
Horário: 6 de setembro, a partir de 10h; 7 e 8 de setembro, a partir das 11 horas
Endereço: Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo (SP)
Curadoria: Audálio Dantas
Realização: UBE – União Brasileira de Escritores
Organização: Mega Brasil Comunicação
Patrocínio: Petrobras
Apoio: Caixa Econômica Federal