/governosp
Agosto, mês do FOLCLORE
A Praça do Memorial é uma festa
Todos os sábados, a partir das 11h
Para comemorar o mês do folclore, o Memorial programou para os sábados de agosto uma série de danças como atividades ao ar livre, no circo e na Praça: Catira, Folia de Reis, São Gonçalo, Viola Caipira, Congada, comida típica de boiadeiro (Queima do Alho, R$ 10,00) e viola do Netinho Scavacini.
As manifestações do folclore na cultura popular em SP mudam de nome e se adaptam aos novos tempos, situações, mas nunca desaparecem. Em formas espontâneas de divertimentos e expressão de contentamento e de religiosidade.
A dança de S. Gonçalo, executada em pares, é essencialmente religiosa e quase sempre em pagamento de promessa, em especial a devoção a São Gonçalo.
Sempre ao som de violas, rabecas e cordas em geral.
A Catira é um núcleo de danças de palmeados e sapateados com habilidades rítmicas, com pés e mãos, acompanhada por duplas de violeiros.
As Congadas são folguedos em cortejos. Os participantes cantam e dançam em festas profanas ou religiosas, homenageam S. Benedito. Destaque para a
percussão.
Na Folia de Reis, que é o folguedo mais representado no Estado de São Paulo, cumprem rituais, usam máscaras, acompanhado de temas religiosos. São seguidos por bastiões, marungos, palhaços que divertem com suas acrobacias e versos.
Acompanhe a programação completa da Praça no site www.memorial.org.br, com direito a parquinho infantil, feira de livros, artesanato e comida típica latinoamericana, além de aparelhos de ginástica, mesas para piquenique, pista de caminhada, recreadores…