/governosp
A Fundação Memorial da América Latina organiza na próxima quarta-feira, 24 de outubro, a mesa-redonda “O livro digital e os programas de incentivo à leitura”. O encontro na Biblioteca Latino-americana Victor Civita é uma iniciativa do Instituto Cervantes e da Librería Española e Hispanoamericana. Participam da discussão Mempo Giardinelli (escritor argentino), José Castilho Marques Neto (diretor presidente da editora Unesp) e Victor Barrionuevo, como mediador do debate.
Em sua obra “Voltar a Ler” (Editora Nacional), tradução e adaptação do livro “Volver a Leer: Propuestas para ser una nación de lectores”, o autor argentino Mempo Giardinelli expõe as medidas político-pedagógicas implementadas na Argentina que, sem dúvida, valem para toda a América Latina, como define no prólogo, o professor José Castilho Marques Neto, diretor presidente da editora Unesp, e principal incentivador dos planos nacionais do livro e leitura. As propostas de Giardinelli foram elaboradas com base em sua experiência de professor, jornalista e escritor, que há mais de duas décadas mantém uma intensa militância a favor da disseminação da leitura em seu país.
Para dar sequencia ao debate também serão discutidos os novos desafios que apresenta o livro digital, dentro dos conceitos expostos em “Voltar a Ler”, uma obra indispensável para os promotores da leitura – professores, bibliotecários e militantes em geral da Cultura e da Educação. O evento tem entrada franca e serão concedidos certificados de presença.
Palestrantes:
Mempo Giardinelli
Escritor e jornalista. Nasceu e vive em Resistencia, Chaco, no Nordeste da Argentina. Foi exilado no México entre 1976 e 1984, e, quando voltou, fundou e dirigiu a revista “Puro Cuento”. É autor de novelas, livros de contos e ensaios. Escreve regularmente em jornais e revistas da Argentina e de outros países – sua obra literária foi traduzida para vinte idiomas, tendo recebido diversos prêmios internacionais, entre eles o Rómulo Gallegos (1993) e o Pregonero de Honor (2007). Na Espanha foi laureado com o prêmio Grandes Viajeros (2000), pelo seu livro “Final de novela en Patagonia”, e, na Itália, com os prêmios Grinzane Montagna (2007) e Acerbi (2009). Entre suas novelas mais conhecidas estão: Luna caliente, La revolución en bicicleta e El cielo con las manos. Como autor de literatura infanto-juvenil publicou Luli una gatita de ciudad (2000), Cuentos con mi papá (2004), El cheruvichá (2007) e a série Celeste (publicada por Alfaguara). Foi professor na Universidad Iberoamericana (México) e na Universidad Nacional de La Plata (Argentina) e, desde 2004, é professor convidado na Universidade de Virginia (USA). Em 2006, recebeu o título de Doutor Honoris Causa na Universidade de Poitiers (França). Preside uma fundação dedicada ao fomento do livro e da leitura.
José Castilho Marques Neto
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, e exerce, desde 1988, funções de direção editorial junto à Editora Unesp. Desde abril de 1996, é Diretor Presidente da Fundação Editora da Unesp. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia e Filosofia Política atuando principalmente nos temas relacionadas à formação do pensamento de esquerda e marxista, notadamente no Brasil. Especializou-se também em editoração universitária, sendo consultor de organismos nacionais e internacionais de editoração e leitura. Dirigiu entidades e instituições do livro e da leitura e é ex-Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, vinculado aos Ministérios da Cultura e da Educação (período agosto/2006-abril/2011). Preside, também, a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), mandato 2011-2013.
Serviço
Mesa-Redonda “O livro digital e os programas de incentivo à leitura”
24 de outubro, às 19h30.
Local: Biblioteca Latino-Americana
Entrada Franca
Informações: (11) 3823-4780 ou eventoscbeal@memorial.sp.gov.br