/governosp
A Fundação Memorial da América Latina apresenta, neste fim de semana, dois concertos da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, sob a regência de Monica Giardini e com o pianista Horácio Gouveia como solista, integrante do Trio Arqué e do Percorso Ensemble. As audições acontecem no sábado, às 21h, e no domingo, às 17h, no Auditório Simón Bolívar, ambas com entrada franca.
Doutor em musicologia pela USP, Horácio Gouveia estudou na Universidade Albert Ludwig, em Freiburg, na Alemanha, com bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Ele atua intensamente como recitalista, camerista e solista, com repertório que se estende de Bach aos compositores contemporâneos. Gouveia é detentor de diversos prêmios, entre os quais, vencedor do XVI Concurso Jovens Solistas da Sinfônica de Porto Alegre, 1º Lugar no X Concurso Cidade de Araçatuba, 2º Lugar no I Concurso Cultura FM – Prêmio Promon e no Concurso Internacional Guiomar Novaes.
Além da atividade de concertista, Horácio Gouveia é professor da Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) e da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), em S. Paulo. Como pianista da Camerata Aberta (Prêmio APCA de 2010), ele realizou concertos na Europa (Concergebouw -Amsterdam, Palais des Beaux-Arts -Bruxelas) e atuou como solista sob a regência de Guillaume Bourgogne.
Os concertos estarão sob a batuta de Monica Giardini, regente titular da Banda Sinfônica Jovem, pela qual também responde pela direção artística. Giardini é Mestre em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente cursa doutorado nessa universidade. Ela se formou em Piano, bacharel em Violão, Pedagogia Plena e estudou regência orquestral e de banda com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols e Eleazar de Carvalho, entre outros.
Monica Giardini aperfeiçoou-se em diversos festivais de música, como o de Bachakademie, em Sttutgart (1995). Participou como regente de várias conferências e congressos de bandas sinfônicas, entre eles, na Cidade do Cabo, África do Sul (2005), e em Córdoba, Argentina (2006). Foi assistente de direção artística da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Ministrou cursos de regência, prática de ensaios de orquestra e de banda na EMESP Tom Jobim, Projeto Guri, Pró-Banda e Funarte. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado desde 1993, ano da sua criação.
Em quase vinte anos de atividades, a Banda Sinfônica Jovem tem executado composições originais para Banda Sinfônica, arranjos de autores consagrados da música erudita e obras do repertório popular. Formado por alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), o grupo tem participado de importantes eventos na capital e no interior do Estado, com atuações em óperas, poemas sinfônicos e em obras como a primeira audição da ópera Treemonisha, de Scott Joplin, e Paulistana – Retrato de uma Cidade, de Billy Blanco. Entre os convidados que recebe estão artistas como o maestro húngaro Laszlo Marosi, e solistas como Hector Costita, Raul de Souza, Isaías e seus Chorões e Naná Vasconcelos.
Serviço
24 e 25 de março, sábado 21h e domingo, 17h
Banda Sinfônica Jovem do Estado
Regente: Monica Giardini
Solista: Horácio Gouveia (piano)
Auditório Simon Bolívar
Ingressos: Entrada franca