/governosp
São Paulo, 24 de março de 2009.
A Banda Sinfônica Jovem do Estado começa a temporada de 2009 com o espetáculo “A PAIXÃO DE CRISTO”, no Memorial da América Latina. O concerto acontece às 19h do próximo domingo, dia 29 de março, no Auditório Simon Bolívar, com entrada franca. A regência é de Mônica Giardini.
Formada por 75 músicos bolsistas, a Banda Sinfônica Jovem do Estado foi criada em 1993, sob a regência de Mônica Giardini. Em mais de 15 anos de atividades, têm executado composições originais para Banda Sinfônica, arranjos de autores consagrados da música erudita e obras do repertório popular. A Banda, ligada à Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim (EMESP) participa de importantes eventos na capital e no interior do Estado, com atuações em óperas, poemas sinfônicos e em obras como a primeira audição da ópera Treemonisha de Scott Joplin e Paulistana Retrato de uma Cidade de Billy Blanco. Entre os convidados que recebe, estão nomes como o do maestro húngaro Lazslo Marosi e solistas como Hector Costita, Isaías e seus Chorões e Naná Vasconcelos.
Mônica Giardini
Mestre em Musicologia pela USP, atualmente cursando doutorado nessa Universidade. Formada em piano, Bacharel em Violão e Pedagogia Plena, Mônica Giardini estudou regência orquestral e de banda com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols, Eleazar de Carvalho, entre outros. Aperfeiçoou-se em diversos Festivais de Música como no da Bachakademie, em Sttutgart (1995). Participou como regente de diversas Conferências e Congressos de Bandas Sinfônicas, entre eles, em 2005, na Cidade do Cabo – África do Sul; e em 2006 em Córdoba – Argentina. Foi assistente de direção artística da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo; Ministrou cursos de Regência, Prática de Ensaios de Orquestra e de Banda na Universidade Livre de Música (ULM, atual EMESP – Tom Jobim), Projeto Guri, Pró-Banda e FUNARTE. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado desde 1993.
Programa
Aldo Rafael Forte O Enigma da Esfinge
– O amanhecer da vida
– Vida
– A Esfinge
– Infância
– Idade Adulta
– Os Anos Crepusculares
– O Enigma da Esfinge
Julie Giroux Vigils Keep
“Wayfaring Stranger”
Ferrer Ferran A Paixão de Cristo
Sinfonía nº 2
1 – Nascimento
Morte dos inocentes
Batismo
2 – As Três Tentações
3 – Chegada ao Templo
A Santa Ceia
Captura
Julgamento
Crucificação
Esperança
O Enigma da Esfinge é um poema sinfônico que descreve as três idades do homem, baseado na história de Édipo e a Esfinge. Na época de Édipo a cidade grega de Thebas era guardada por uma esfinge. A esfinge matava qualquer viajante que não respondesse corretamente seu enigma. A esfinge perguntava: “Que animal caminha com quatro pernas ao amanhecer, duas à tarde e três à noite?” A resposta correta é o homem, nos três estágios de sua vida.
Vigils Keep
A obra descreve a celebração da vida e das tradições sulistas dos EUA, onde gerações que labutaram em trabalhos árduos, passaram por diversas provações do espírito humano e pobreza, tanto negros quanto brancos. O objetivo da compositora é desenhar uma figura musical do Sul dos EUA, dos dias passados e dos atuais. Vigils Keep o levará numa jornada através do Sul dos EUA onde, por vezes, apenas o suportar a vida já é uma vitória.
Serviço:
“A Paixão de cristo”, com Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo
Dia 29 de março de 2009, domingo
Horário: 19h
Entrada franca (sem distribuição de ingressos)
Memorial da América Latina/ Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda (ao lado do metrô)
Portões 12 a 15