ORQUESTRA JAZZ SINFÔNICA
APRESENTA
Ilú Ayê, uma Suíte Afro
Em comemoração à Semana da Consciência Negra
24 de novembro – 21h – Memorial da América Latina
Compositor Residente: Cyro Pereira
Diretor Artístico: João Maurício Galindo
Maestro Assistente: Fábio Prado
Regência: João Maurício Galindo
Ilu ayê é a história da evolução, seja ela no sentido humano ou no sentido cosmológico, dos elementos concretos ou dos elementos abstratos. Trata-se do mundo das idéias e do mundo dos sentidos através de um conto simbólico.
O balé é dividido em sete movimentos. .
1° movimento- A criação – O nada surge do nada. No principio, era o verbo; o verbo como representação do som, do sopro da vida. Surge o Ser supremo com seu cajado, organiza o caos e cria o mundo. A Terra, a água, o fogo o ar e três anjos farão parte da evolução dos seres. A terra se junta a Deus, que criará, à sua semelhança, o primeiro ser.
2° movimento- A unidade- Deus da vitalidade, a criação, representado pelo elemento água.
3º movimento – A dualidade – através do elemento Ar, Deus cria o segundo ser representando a dualidade.
4° movimento- A separação dos mundos – através do elemento Fogo, é entregue a consciência aos seres, que se afastam do divino . Dar-se –à a divisão do orum (céu) e ayê (terra).
5º movimento-A queda dos anjos – Deus convoca os deuses e anjos para encontrar os seres, mas eles se apaixonam pelos humanos. É a queda dos anjos.
6º movimento – A passagem dos reinos – O Supremo vai ao encontro dos deuses no reino humano e os libertam da paixão
7º movimento – A iluminação – Caminhada para o Nirvana. Os homens e deuses, conduzidos por Deus. Chegam à Origem.
A Suíte Afro é, literalmente, uma sinfonia cultural onde a dança primitiva, no sentido estético, se mistura à música contemporânea; onde os instrumentos sinfônicos juntam-se aos tambores primitivos, numa clara mostra de que o universo da arte é o grande mistério da natureza. Só é possível enxergar através do olho da alma.
Grupo Okun – Criado em 1992, na cidade de São Paulo, o Grupo Okun Cultura Afro-brasileira dedica-se a pesquisar, recriar e divulgar a mitologia yorubá.
Com a coordenação do coreógrafo Álvaro Santos, o Okun reúne 18 bailarinos em montagem de espetáculos e realização de cursos voltados para cultura negra.
Companhia de dança Oromuietê, criado com o objetivo de pesquisa da cultura indígena, com a proposta de difundir o folclore brasileiro através da dança.
BIRA MARQUES – Compositor
Pianista, compositor e arranjador. Natural de Salvador, Bahia. Iniciou seus estudos autodidáticos em 1983. Ingressou em 1986 na Universidade Federal da Bahia, onde estudou composição com Ernest Widmer, Lindenberg Cardoso e Agnaldo Ribeiro. Ingressou em 1994 na então Universidade Livre de Música (hoje Centro de Estudos Musicais Tom Jobim), onde estudou com Roberto Farias, Cyro Pereira, H. J. Kollreutter.
Trabalhou com Gilberto Gil, Gerônimo, Jorge Mautner, Zé Miguel Wisnik, Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfônica Jovem Maestro Eleazar de Carvalho, José Celso Martinez, Maria Dapaz, Maria Alcina, Ed Motta, Leo Maia, Luiz Melodia, Luís Avelima, Johnny Alf, Sizão Machado, Nenê, Amilton Godoy, entre outros.
Foi indicado duas vezes ao Grammy com o disco Kabiesselê (Reflexu’s — 1991) e Vida de Viajante (Maria Dapaz — 2003). Com a peça “Sertão dos Anjos “ teve o reconhecimento do crítico Damien Hazard (França), como compositor importante no cenário da música brasileira.
Fez as trilhas dos filmes “Você já foi à Bahia, nega?”, de Paulo Alcoforado, “Terras de Preto”,de Marcelo Maranhão, “Doctv Ibero América” (Festival de Cannes).
Vem desenvolvendo alguns projetos, entre os quais estão o Grupo Terrêro de Jesus, com Sizão Machado e Nenê; o Grupo Pau D’arco e Oriki, a Suíte Negra, com Gerônimo e Carlinhos Brown.
Atualmente é professor do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim e maestro da Orquestra Afro Sinfônica (Orquestra de Rua).
SERVIÇO
Memorial da América Latina
Auditório Simon Bolívar
Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664
Metrô Barra Funda
Tel: 3823-4768
Data: 24 de novembro de 2006
Horário: 21h
Entrada Franca
Lotação: 1609 lugares
Estacionamento no local sem manobrista